11 de abril de 2008

Um dia eu chego lá! - Parte I

Acho que ainda não falei sobre aqui, mas saibam desde já: eu tenho um fogo terrível para viajar. Amo a minha casa, mas conhecer vários lugares do mundo deve ser formidável. Nada de viagem de férias para a cidade vizinha, não. Para outro país mesmo, outro continente.

Por isso, começarei esse especial aqui no blogson: Um Dia Eu Chego Lá. Inspirado em um álbum meu do Orkut, colocarei fotos e informações dos lugares que eu gostaria... aliás, amaria visitar. Começando com a preferida: minha querida tour Eiffel *-* Fichinha básica da dita:

Localização: Paris, França
Construção: 1887 a 1889
Planejador: Gustave Eiffel
Altura: 317 metros

Um pouco da história:
A Torre Eiffel é uma torre de ferro construída no Campo de Marte, ao lado do Rio Sena, em Paris. A torre tornou-se um ícone mundial da França e é uma das mais conhecidas estruturas do mundo.

Inaugurada em 31 de março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. O Governo da França planejou uma exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Champ-de-Mars, no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o plano de Gustave Eiffel, que nada mais era que uma torre com uma estrutura metálica.

No início, os parisienses rejeitaram a idéia, achando feio o seu conceito e afirmando que aquele monstro de ferro agredia a beleza e o glamour de sua cidade. Mesmo assim, ela foi construída, e hoje só aumenta o brilho de Paris.

À época que foi construída, a torre se tornou a construção mais alta então já construída pelo homem, com seus 317 metros de altura e pesando 7300 toneladas. Atualmente, seu peso total já deve passar das 10 mil toneladas, já que restaurantes, museus, lojas, entre outras coisas, foram construídas dentro da torre.

Eiffel, um notável construtor de pontes, era um mestre nas construções de metais e tinha sido o desenhista da armação da Estátua da Liberdade, que tinha sido erguida recentemente no porto de Nova York. Quando o contrato de vinte anos do terreno da exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor como antena de transmissão de rádio a salvou. A torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.

Fontes:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Tour_Eiffel
http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_Eiffel
http://en.wikipedia.org/wiki/Eiffel_Tower

Adaptação:
A que vos escreve =)

Agora, vamos parar um pouco com esse Wikipediarada. O que você sente quando olha para a torre? Eu não sei porque eu sinto isso, mas, quando olho para qualquer foto, de qualquer lugar na França, principalmente da torre, eu sinto como se fosse... saudade. Sou kardecista, mas não vou entrar nesse mérito aqui no blog (ainda).

Acho que a pequena torrinha me passa uma sensação de superação. De sobrevivência. É, a torre Eiffel é uma sobrevivente. Apesar de ter ganho o concurso, ela era tida como feia por muitos. E mesmo assim foi erguida, mostrando sua superioridade. Tentaram derrubá-la, mas alguns já estavam percebendo o quanto bonita e útil ela era; não deixaram.

Hoje em dia é considerada um dos principais símbolos daquela cidade que um dia a rejeitou, mas agora tem um orgulho imenso da mesma.

Nenhum comentário: